Incentivando a leitura

Como destacamos essa semana, está acontecento no Rio uma feira de livro voltada para o público infanto-juvenil, o 12o. Salão FNLIJ. Fomos conferir ontem à tarde e valeu muito a pena!

O local é sob medida, fácil de localizar e estacionar (mesmo que na rua). A bilheteria está bem organizada e bem preparada para orientar os visitantes logo na entrada. As crianças pequenas não pagam e na saída ainda tem direito a escolher um livro.

Os stands das editoras convidam as crianças a se aproximar e manusear os livros, pela própria organização das prateleiras – um contato que a internet não consegue substituir. Um ambiente muito receptivo,vendedores interagindo com a garotada, indicando novidades e conversando com os pais.

A todo momento é anunciada alguma atividade de contação de histórias ou lançamento de livros por autores conhecidos e outros nem tanto, mas que prendem a atenção da garotada igualmente. Esse contato das crianças com os autores de seus livros preferidos traz um encanto ainda maior pela leitura e um carinho especial com o livro, uma vez que passam a entender que o livro não é só um monte de palavras impressas e encadernadas.

Logo na chegada tivemos a sorte e a oportunidade de presenciar Ziraldo no lançamento de um de seus livros da série de times de futebol.

No espaço, crianças de todos os tamanhos bem à vontade sentadas no chão e os pais, tão interessados quanto os pequenos. E Ziraldo, super atencioso e acessível foi um show à parte!

É interessante reservar um tempo para não apressar os pequenos principalmente nos espaços livres de leitura. Puffs coloridos e convidativos e uma estante com fácil acesso das crianças cheia de livros que podiam ser escolhidos e deliciados com calma. Ali gastamos o maior tempo e vimos o resultado do incentivo que começou bem de cedo.

Passando o dia todo no trabalho, muitas vezes não chegava a tempo para brincar com a pequena. Na hora de dormir comecei a criar uma rotina de colocá-la para dormir e reservar minutos preciosos para leitura. Comprei um desses livros com 365 contos, para serem lidos um por dia. Com o tempo a sequencia dos contos marcados com cada dia do ano, me ajudou a ensiná-la a idéia de tempo. Minha rotina no trabalho me obrigava a passar alguns dias em São Paulo com frequencia. Então marcava nos contos, o dia que estaria de volta.

Os contos já estavam ficando curtos demais quando descobri, em uma das longas esperas na ponte aérea, o lançamento dos livros de Monteiro Lobato, desde Reinações de Narizinho.
As edições dividiam em capítulos curtos o que passei minha infância assistindo nos episódios do Sitio do Pica-Pau Amarelo. O vocabulário não é simples, mas comecei a ler simplificando alguns trechos.

No ano passado, um Musical me fez confirmar que a pequena estava mergulhando na imaginação. Levando sua Emília de pano (da feirinha de artesanato) acompanhou cada cena, entendendo mais da história do que muito adulto!

Também no ano passado, fomos à Bienal do Livro e complementamos nossa coleção com novos livros de Monteiro Lobato, seguindo a mesma série.

Ontem chegou a vez dela, como já começou a ler, encontrei em um dos stands a série que colecionei e agora mais outras versões, uma de leitura bem simples e frases curtas (ideal para a fase que ela está agora) , outra em quadrinhos e outra com um texto um pouco maior.

Assim saimos de lá com vários livrinhos novos para a estante, e o mais importante, com o gostinho de quero mais!

E claro, na saída não deixem de escolher o livrinho com eles apresentando o ingresso convite infantil. Mais uma forma de incentivar a leitura!

Aproveitem, a feira continua durante essa semana e irá até o próximo sábado, 19/06.

Anúncios

Sobre 1001roteirinhos

Duas irmãs que resolveram compartilhar suas experiências com programas pensados para divertir crianças e adultos.
Esse post foi publicado em Agenda, crianças, passeios, Rio, rio de janeiro, Roteirinhos de leitura e marcado , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Incentivando a leitura

  1. Mario disse:

    Fui na exposição neste domingo e, de fato, o ambiente, diversidade de opções e os eventos programados nos diversos stands me surpreenderam. As crianças adoraram (e olha q tenho muitas e em diferentes faixas). Destaque para o espaço bebê onde as crianças mais novas se esbanjam em um ambiente divertido e confortável.
    Portanto recomendo fortemente uma passadinha por lá! Está acabando…

    • Oi Mario,
      Ótimo feedback! De fato você é uma boa referência, porque agradar a idades tão variadas não é uma tarefa fácil! Certamente esse evento atendia tanto a bebês quanto a pré-adolescentes. E uma coisa eu notei, as pessoas que estavam trabalhando no local estavam preparadas e dispostas a atender ao público mirim, com muita paciência e atenção.

  2. patipapp disse:

    Adoro ir em livrarias infantis com meus filhos (embora sempre acabe me empolgando e comprando muitos livros), imagino que o programa deva ter sido muito legal! Agora, morri de inveja de ver o Ziraldo circulado de crianças! Que delicia!
    beijos

    Pati

    • Pois é, o mais legal é que nessa feira eles se preocuparam em oferecer espaços para todas as idades, e diferente das livrarias, as crianças acabavam descobrindo que não precisavam levar os livros para poder conhecê-los. Podiam escolher, levar para o puff mais próximo e aconchegante e depois trocar por outro e por outro… Ou simplesmente, folhear na própria prateleira das editoras.
      E encontrar com os autores, conhecidos ou nem tanto, circulando pela feira ou sentados em rodinha com as crianças também valeu super a pena!

  3. As duas com blusa do Brasil!! Amei! 🙂

    • Modelito escolhido pela pequena, afinal a campanha de vacinação da gotinha dizia que o Zé Gotinha vestiria a camisa.
      Então, não basta ser mãe, tem que participar !
      E não parou por ai.. o pai teve que vestir também 🙂
      Bjs,
      Lu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s