Kit para os pequenos cientistas

Meu filho de 4 anos é louco por “experiências”. Cientista foi a segunda profissão que ele disse que teria, a primeira foi professor de capoeira. Investigação científica é com ele mesmo! Tem um certo medo de gato e cachorro mas não teve dúvida em segurar cobras e aranhas no Instituto Vital Brasil quando o pai o levou lá. Vital BrasilÉ fascinado pelo funcionamento das coisas, mesmo não sendo daqueles que destrói brinquedo para reconstruir melhor depois. Ou não (na dúvida prefiro que aprenda por outros métodos!).

Coloca seus óculos verdes comprados numa loja de 1,99 – que também usa quando é super-herói e precisa lançar raios nos vilões – junta um monte de tralhas, quer dizer “material”, e monta seu laboratório. Uma criança normal, como qualquer outra – exceto pelos óculos – com a curiosidade peculiar de quem está começando a descobrir o mundo.

Não pensem que com isso quero dizer que ele vai ser um Einstein, um da Vinci ou outro gênio qualquer. Longe de mim querer pré-definir qualquer caminho para ele, ainda mais tão precocemente assim. Ele fala em ser cientista com a mesma fascinação e naturalidade que fala em ser palhaço de circo. Não tenho esse tipo de ansiedade. Mas não nego que curto muito essas descobertas que ele faz a cada dia e seu interesse em saber mais sobre cada assunto. Eu incentivo mesmo, viajo com ele, embarco nas aventuras, invento e proponho outras. Assim, quando chegar na hora de escolher um caminho a seguir, quem sabe ele já não vai ter experimentado bastante coisa para poder errar menos na hora da escolha?

Delírios de mãe, talvez, mas a questão é que quando vi esse kit científico no Blog de Brinquedo me apaixonei na hora! Feito para iniciar as crianças a partir dos 5 anos através de 25 experiências que exploram a natureza, física, química, ar e água, o kit Little Labs Stepping Into Science da Thames & Kosmos vem com os materiais usados nas atividades e manual de instruções. Em inglês. Mas como nessa idade esse tipo de brincadeira tem que ser acompanhado de perto por pais e mães, acredito que a questão do idioma não atrapalhe. Afinal de contas, curiosidade é universal!

Kit CientíficoA série Little Labs é bem bacana. São 12 kits com os quais as crianças podem aprender sobre animais, plantas, carros, o tempo, os planetas, física, entre outro assuntos.

Não sei se no mercado brasileiro tem produto semelhante para essa idade. Se alguém souber de algum, me avise! Para os mais velhos  (acima de 12 anos) tem laboratório de química como o Alquimia da Grow, onde a mistura de elementos tem como resultado a mudança de cor e densidade. Quem já não brincou com um desses?  Mas o que me encantou foi exatamente a faixa etária que o Little Labs alcança. Não seria legal ver seu filho brincando de “micro cientísta”?

Anúncios

Sobre 1001roteirinhos

Duas irmãs que resolveram compartilhar suas experiências com programas pensados para divertir crianças e adultos.
Esse post foi publicado em Mudando de assunto e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s